Piso tátil é uma ferramenta extremamente útil para locomoção de todas as pessoas, principalmente as que possuem alguma forma de deficiência visual e surdo-cegueira, tal sinalização é considerada um complemento para prover segurança, melhor mobilidade e orientação, cumprindo um importante papel para que essas pessoas circulem de maneira autônoma.
Há uma pesquisa de censo demográfico feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 onde aponta que, dentre as pessoas com deficiência visual são 6,5 milhões a possuindo de forma severa, quinhentos e seis mil possuindo perda total de visão (0,3%) e seis milhões possuem grande dificuldade para enxergar (3,2%) o que totaliza cerca de trinta e cinco milhões de pessoas, seguidas de perto por deficiência motora, auditiva, mental e intelectual, o uso desse tipo de piso em espaços públicos ou privados tem respaldo nas normas (vide acessibilidade – sinalização tátil do piso, lei 16537/2016, NBR). A sinalização tátil se diferencia principalmente por sua textura e cor, sobressaindo em relação ao piso que está ao seu redor, há dois tipos de piso tátil, o piso tátil de alerta (mais conhecido como piso de bolinha) e o piso tátil de direcional.
Os pisos táteis de alerta têm como função principal informar sobre respectivos perigos e mudanças no percurso. Os principais lugares os quais são utilizados é em frente a portas de elevadores, escadas rolantes e rampas de acesso. A cor do piso é muito importante, devendo sempre possuir um contraste diferente do piso ao redor.
Deverá ser instalado perpendicularmente ao sentido ao qual irá ocorrer deslocamento, possuindo cores e texturas com contraste diferente em relação ao restante do piso adjacente.
O piso tátil direcional tem como sua função a direcionabilidade e orientação do percurso. Em lugares amplos onde não há nenhum ponto de referência que possa vir a ser detectado por uma bengala (no caso de pessoas com deficiência visual), tal piso serve para que o deficiente saiba como se guiar. Deve ser utilizado em sentido de fluxo com textura e cor que contrastem com o restante do piso, em grandes áreas de circulação a fim de indicar o trajeto a ser percorrido. Pode ser feito de concreto ou PVC. Tem maior indicação para lugares comerciais e de serviços, estabelecimentos bancários e lotéricas, escolas, creches, parques, praças, lugares de lazer, lugares de esporte, condomínios residenciais, condomínios comerciais, prédios comerciais e residenciais, indústrias, comércios em geral.
Deve ser utilizado principalmente no sentido de cor, deslocamento e textura que contraste em relação ao restante do piso, como áreas de circulação para que indique o caminho o qual pode ser percorrido em segurança.