Os ladrilhos hidráulicos são peças tradicionais de decoração feitas com elementos considerados comuns, como por exemplo, o cimento.
Suas aplicações são variadas podendo funcionar desde uma peça meramente decorativa até algo funcional para vias públicas. sua utilização já é difundida em todos os lugares do mundo, assim como o seu método de fabricação que funciona de maneira artesanal e tradicional há mais de um século.
Onde surgiram os ladrilhos hidráulicos e qual a sua história?
No início, o uso do ladrilho hidráulico funcionava, sobretudo, como uma forma de substituir o mármore na decoração dos ambientes, principalmente devido ao custo elevado da pedra e também era considerado uma espécie de cerâmica que não necessitava passar pelo processo de cozimento, como o material tradicional.
Os ladrilhos hidráulicos têm sua origem no século 19, mas precisamente no sul da europa, porém sua versatilidade decorativa, fez com que a técnica se espalhasse rapidamente pelo mediterrâneo, inglaterra vitoriana e até mesmo na rússia. sua versatilidade advém, justamente, por funcionar como uma nativa a outros materiais como mármore e a cerâmica e também por não necessitar do processo de cozimento como este última requer.
Além disso, sua versatilidade decorativa é algo que até hoje desperta o interesse das pessoas que buscam por elementos de decoração no estilo clássica. pintados e decorados um a um, os ladrilhos hidráulicos são feitos da mesma maneira até os dias atuais.
Ladrilhos hidráulicos e a arte
Pelo forte apelo decorativo, os ladrilhos hidráulicos começaram também a serem inseridos em grandes movimentos de arte como o modernismo e por isso viraram objeto de trabalho de grandes artistas renomados da história da arte, como é o caso de antónio gaudí e diversos outros artistas modernistas da cidade de barcelona, na espanha.
Processo de fabricação dos ladrilhos hidráulicos
os moldes de ladrilho hidráulico são feitos em bronze e elaborados especialmente para cada tipo de desenho e as diferentes cores que serão utilizadas.
esses moldes são então organizados em uma grande forma de ferro, que irá funcionar para fazer a borda externa do ladrilho hidráulico.
essa é a parte mais delicada do trabalho e exige bastante trabalho artesanal, pois cada parte do molde de bronze é preenchida com uma mistura líquida com pigmentação (que serão as cores que os ladrilhos terão ao final) a base de óxido de ferro, pó de mármore e para finalizar cimento branco.
para garantir que os líquidos não se misturem, todo esse processo é feito de maneira individualizada e as camadas são adicionadas uma por vez.
depois que todas as camadas já estão secas, o molde de bronze é retirado e a superfície colorida (que recebeu os pigmentos) é então coberta com uma mistura seca e logo após uma úmida, para a fixação e acabamento das peças.
o ladrilho é então levado para uma prensa hidráulica que funciona como uma espécie de fixador e uma das etapas mais importantes para garantir a qualidade e durabilidade de cada ladrilho.
depois que o ladrilho já passou pela prensa, ele pode ser enfim retirado do molde de ferro.
para garantir que o processo de secagem e prensa funcione da maneira correta, o ladrilho hidráulico deve descansar por 24 horas.
como uma das etapas finais, o ladrilho hidráulico é mergulhado em água por aproximadamente oito horas antes de seguir para a próxima etapa do processo.
por fim, os ladrilhos são armazenados por quatro semanas na sombra para terminar a cristalização do cimento. somente após essa etapa eles estarão prontos para uso.
depois que o processo de fabricação é concluído, o ladrilho hidráulico está pronto pra uso e já pode ser utilizado em diferentes tipos de trabalho, alguns deles são:
essa é uma das aplicações mais frequentes e que podem ser facilmente observadas na rua.
essa também uma das utilizações mais comuns e que podem ser de grande ajuda para a população que possui deficiência visual são os ladrilhos hidráulicos de sinalização tátil, que funcionam para sinalização vias públicas, estações de transporte coletivo e muito mais.
no quesito decoração de interiores, o ladrilho hidráulico possui uma função completamente artesanal e que pode funcionar muito bem para diversos ambientes, como por exemplo, salas, cozinhas e até mesmo escritórios.
sala:
para quem está buscando por opções de ladrilho hidráulico para incorporar em obras e decorações, existem diversas opções de formatos, tamanhos e cores.
para os projetos específicos, existem profissionais especializados na realização de um trabalho totalmente artesanal na fabricação de ladrilhos hidráulicos e que podem desenvolver estampas e formatos de acordo com o desejo do cliente e suas especificações.
vantagens do ladrilho hidráulico
hoje em dia, existem diversas opções que podem substituir o ladrilho hidráulico, porém nem todas podem oferecer as vantagens tão significativas quanto esse tipo de material, por isso, foram reunidas algumas das principais vantagens do ladrilho hidráulico:
por ser feito a partir de materiais duráveis, o ladrilho hidráulico oferece uma vida útil extremamente longa, muito maior do que de azulejos e porcelanatos, por exemplo.
o ladrilho hidráulico é um trabalho artesanal em alguns casos e por isso, pode oferecer formatos e desenhos completamente exclusivos.
o ladrilho hidráulico é um material excelente para ser usados em cozinhas, por exemplo, pois oferece a praticidade da limpeza em superfícies que podem ficar engorduradas, aliada aos elementos decorativos que somente esse tipo de material pode oferecer.