O ladrilho hidráulico é um produto artesanal, cuja criação remonta à meados do século xix, quando foi apresentado, pela primeira vez, na feira internacional de paris, em 1867.
Foi muito utilizado até a década de 1940, quando passou a ser substituído pelas cerâmicas, produzidas em escala industrial e com preço mais acessível.
As tendências de decoração com estilo retrô e vintage trouxeram o ladrilho hidráulico novamente à cena, por ser um item muito diferenciado, resistente e bonito, além de trazer lembranças queridas, como momentos especiais passados nas casas das avós.
Sua elegância, versatilidade, diversidade de tons e padrões e a facilidade de limpeza e aplicação fazem dele um produto único, que pode ser belamente aplicado em diversos ambientes, desde cozinhas, áreas externas, a quartos.
Mesmo que utilizado como um simples detalhe, o ladrilho hidráulico chama atenção para os locais onde é colocado, tendo grande destaque na decoração.
Como é um produto artesanal, há a possibilidade de que as pessoas façam ladrilhos conforme sua preferência, tornando infinitas as variedades desse produto.
Sua produção é feita a partir de um molde de ferro único – o que possibilita criar diferentes padrões – e as cores são adicionadas cuidadosamente, garantindo a personalização.
Isso torna o seu valor mais caro que a cerâmica convencional, já que ela é feita de maneira industrial e padronizada, mas confere autenticidade e beleza única à peça.
O método de produção também é o responsável pela variedade de formas e modelos de ladrilho hidráulico, garantindo a ele grande versatilidade.
A grande variabilidade, no entanto, não impede que os ladrilhos hidráulicos possam ser caracterizados conforme seus modelos, já que há muitos deles que se tornaram populares e são de grande estima da população em geral.
Conheça mais sobre alguns deles:
Esse padrão inspirou outras cidades do estado a criarem seus padrões, como Santo André, São Bernardo e Mogi, o que tornou são paulo conhecida pela utilização de ladrilhos hidráulicos nas vias públicas. Diversas obras têm se empenhado em resgatar essa memória.
Certamente, existem vários outros modelos de ladrilhos hidráulicos, já que as possibilidades de personalização são infinitas, e diversos deles foram desenvolvidos para projetos únicos.
A importância desse revestimento para a história humana é grande, já que ele representou, principalmente, uma época de grande transição entre economias basicamente rurais para as industrializadas, além de acompanhar as ideias modernistas pós-primeira guerra mundial, que representaram um marco nas artes, no estilo de vida e na decoração, refletindo a sociedade de consumo que emergia na época.
No Brasil, os ladrilhos hidráulicos tornaram-se populares, principalmente, com o governo vargas, que trouxe as ideias modernistas para o país, e eles foram um grande marco em várias cidades que passavam de pequenas províncias para centros importantes em suas regiões.
O resgate dessa memória tem muita importância na valorização desse tipo de revestimento que, além de ecológico e sustentável, é uma verdadeira expressão artística de um século, e que marcou a memória de diversas pessoas e lugares.
Com todos esses diferentes modelos de ladrilho hidráulico, é fácil escolher um que se adapte à decoração de qualquer ambiente, para torná-lo único, original, e muito mais bonito.